Há um ditado que diz que a primeira impressão é que fica, não é?
Q
uando se fala em marca, esse ditado pode ser aplicado facilmente, e por que?
Ora, imagine que você contratou um serviço que não é nem um pouco satisfatório ou bateu o olho num logotipo e ele é feio ou confuso. Qual seria a sua primeira reação? Provavelmente você criticaria e sairia em busca de algo que fosse mais de acordo com suas expectativas, certo? Afinal, nós sempre estamos buscando serviços e produtos que nos tragam soluções.

A marca representa a identidade da empresa ou seja, toda a forma como a empresa se apresenta, incluindo o logotipo, as cores, o estilo, a decoração, o atendimento ao cliente dentre outros. Portanto a marca (brand) de uma empresa é um conceito mais abrangente que o logotipo, pois engloba toda percepção e relacionamento com seu público. 

E o logotipo?
Chegou a hora de falar do importantíssimo logotipo!
O logotipo é a representação visual que vai identificar de forma imediata a sua empresa. Ele pode ser formado por apenas texto, pode ser símbolo e texto, apenas um símbolo, pode também ter uma frase de apoio junto ao nome.
O logo deve ser fácil de identificar e de memorizar, assim você terá grande chance de sua empresa gravada na mente do seu cliente. E todo mundo quer ter sua marca lembrada, não é?

Para desenvolver um logotipo marcante é preciso ter alguns cuidados e observar alguns pontos que vão fazer toda a diferença no resultado final. Então aqui vão algumas dicas!

 

1-transmitir-mensagem-logotipo1- A mensagem a ser passada

Pensar em qual mensagem deseja passar, tendo em mente uma ideia central. Qual a missão da sua empresa? Como quer ser reconhecido, qual imagem quer que o seu cliente tenha quando vê seu logo?
A identidade de sua empresa pode se misturar com sua personalidade, estilo e vocação, lembrando apenas que deve sempre estar relacionada ao tema de seu negócio.

 

2-nome-logotipo2- Nome

O nome deve ser fácil de entender e de lembrar. É importante que o nome da sua empresa remeta claramente ao negócio, seja ele produto ou serviço precisa ser bem óbvio. Por isso muitos logos possuem o nome do serviço/produto junto ao nome fantasia como por exemplo: Concrete Engenharia, Supermercados Guanabara, Bibi – calçando o futuro.

 

 

3-publico-logotipo3- Público-alvo

Pesquisar a fundo o seu público com objetivo de descobrir qual seu perfil e suas preferências. O marketing de hoje avançou e é centrado no ser humano. Os clientes são vistos como pessoas complexas que têm muito mais que o poder de decisão de compra, são agora considerados seres dotados de raciocínio, emoção, espírito, que é o que sempre foram. E suas necessidades são relevantes para a empresa que deseja tê-los como clientes.

 

 

4-cores-logotipo4- Significado de cores e elementos gráficos

Se optar por utilizar um símbolo, ou desenho, é muito importante ficar atento ao significado destes elementos gráficos, pois alguns têm valores ambíguos. Outra dica legal é estudar como as cores afetam a recepção da informação no cérebro, cada cor tem um significado. Aqui no site temos um artigo sobre a psicologia das cores.

 

 

5-tipografia-logotipo5- Estilo da fonte (tipografia)

A tipografia ou fonte diz muito sobre o estilo do logo. As fontes com serifa (que são traços ou prolongamentos nas extremidades da letra) servem para indicar sofisticação, tradicionalidade.

As fontes sem serifa, são usadas para transmitir leveza, clareza, modernidade.

fontes-serifa

 

6-evitar-logotipo6- O que evitar

Evitar excessos, a representação do logo não deve ter muita informação, muitos símbolos e textos ou ser exagerado, extravagante. O logo precisa ter boa aplicação em tamanhos diversos como cartões de visita, brindes, revistas, jornais e o excesso de elementos dificulta a leitura.
Afinal de contas você não quer confundir o cliente, mas você quer sim ser visto e lembrado!
Tente ficar longe dos modismos. Se você cair na armadilha de criar um logotipo com elementos da moda, corre um grande risco de ter seu logo ultrapassado em pouco tempo, afinal a moda vem e vai rapidamente.

 

7-manual-identidade-logotipo7- Manual de identidade visual

É essencial que você tenha um manual de identidade visual. O manual deve vir junto com o logo e serve para definir parâmetros visuais de utilização da sua marca.

Nele são definidos os tamanhos, proporções e aplicações do logo, a tipologia, a paleta de cores, enfim o que pode e o que não pode ser feito com seu logo.

 

 

Gostou do artigo? Então compartilha!

 

Posts relacionados