Para começar uma pergunta simples. Hoje em dia quem abre algumas ou várias abas do navegador e fica mudando de uma pra outra?
Resposta: Eu! Sim eu e muitas outras pessoas têm esse hábito.
E sabe por que?
A oferta de informação na web é grande. Porque nós vivemos na era da informação, ou era digital, tecnológica. Onde há o grande crescimento e aceleração das informações por conta dos avanços tecnológicos.

Hoje a massa de conteúdo que você produz e recebe é inúmeras vezes maior do que há anos atrás. Ou seja, no meu caso abas e mais abas!
E no meio disso tudo pra nos manter conectados, as interfaces de sites, aplicativos e softwares tiveram que evoluir. Tornando-se mais objetivas e intuitivas, afinal a concorrência pela audiência é grande.
A usabilidade surgiu da interação do homem com o computador e pode ser definida como facilidade de uso. Seria algo como o grau de facilidade que um usuário tem em usar uma interface.

Um site que tem boa usabilidade mantém fiel o seu leitor, porque ele se sente confortável e consegue encontrar facilmente o que está buscando. Além disso proporciona muito mais confiança no seu produto ou serviço.

Uma boa dica simples para testar o quanto seu site é fácil de usar é a seguinte:
Peça para algumas pessoas de diferentes perfis navegarem pelo seu site e te darem um feedback.
Podem ser 3 pessoas por exemplo: um jovem acostumado a mexer em aplicativos e sites, uma pessoa adulta com experiência intermediária e uma pessoa com idade mais avançada que não tem tanto manejo com internet.


E aqui vai uma lista com 7 falhas de usabilidade que devem ser evitadas:

 

ico1-usab1- Não ser claro sobre o que trata o site

Nós temos alguns segundos para reter o interesse do leitor, se de cara ele não compreender o tema do site ou não achar nada próximo do que busca, provavelmente vai fechar a janela e você perdeu seu visitante.

 

 

 

ico2-usab2- Lentidão

As pessoas não têm tempo e paciência de esperar sites carregarem, se o seu site for lento, é grande a chance também do visitante ir embora.

 

ico3-usab3- Navegação difícil

Uma boa navegação é crucial para um site de sucesso. Se você tem um menu difícil de ser achado ou de ser entendido e navegado, você está realmente com grandes problemas pois o visitante provavelmente só verá a home de seu site.

 

ico4-usab4- Falta de padronização

Padronização é essencial para transmitir confiança e senso de organização. É preciso definir padrões para os elementos do site, por exemplo: título, texto, botão… Assim toda vez que aquele item surgir na página o leitor saberá qual a função dele.

 

ico5-usab5- Ausência de alguns itens importantes

Hoje é fundamental ter uma busca em qualquer site, inclusive o WordPress oferece um plugin nativo que busca dentro do site por palavra-chave.

É importantíssimo ter link nos títulos de artigos e nas imagens e não apenas na chamadinha Leia mais. Pense sempre me facilitar a vida do leitor.

 

ico6-usab6- Destacar muitas coisas

Quando você não sabe o que quer destacar acaba chamando atenção para tudo. E o visitante não consegue ter um fluxo de leitura, porque tudo grita por sua atenção.

Cor em excesso no site é ruim porque confunde a leitura e cansa. Assim como ter muitos anúncios e pop ups é bastante ruim porque você tira o foco do seu conteúdo para outras coisas.

 

ico7-usab7- Fonte sem legibilidade

A fonte que vai ser a escolhida para o conteúdo precisa ser de ótima legibilidade, porque é onde o leitor passará a maior parte do tempo olhando.

Deixe para escolher fontes mais elaboradas para os títulos e banners onde a leitura é mais rápida.

 

 

Gostou da matéria? Então compartilha! 🙂

 

 

Posts relacionados