Conteúdo escaneável na web, como ter o blog mais amigável.

Todo mundo está aprendendo e se informando pela web. Podemos nos comunicar com clientes, leitores, amigos, conhecidos e desconhecidos tudo online! Esse fluxo de informação relevante e direcionado pode ser considerado marketing de conteúdo. Mas com tanta coisa sendo publicada diariamente, há muita concorrência. Será que o seu conteúdo é apresentado de forma atrativa? Você consegue captar a atenção do leitor? Existem formas de apresentar o conteúdo de forma amigável e agradável, e vou mostrar aqui.

Ler na tela de um computador é muito diferente de ler algo impresso como livro ou jornal… Os internautas precisam ser guiados pelo conteúdo, sendo orientados por indicadores do que é mais importante, organizando e conduzindo a leitura. No computador precisamos que a nossa atenção seja captada, porque existem muitas coisas competindo por ela. Repare que se você abre um longo texto, apenas uma massa de texto, sua atenção tende a se dispersar mais do que se estiver lendo um texto bem organizado visualmente, com imagens e diagramação.

tela-diagramacao-versus-sem-diagramacao

Um dos principais objetivos do designer em se tratando de diagramação, é passar a informação de forma clara e objetiva, tentando ilustrar e hierarquizar sempre que possível. Mas não precisa ter formação em design para adotar técnicas que valorizem o seu conteúdo.

Então vamos à algumas boas práticas de diagramação e organização de conteúdo para web!

1- Largura do conteúdo

Para ter uma boa leitura, a largura do texto ou do conteúdo precisa ser moderada, linhas extensas que vão de um canto ao outro da tela, não produzem conforto e pode cansar a vista. Imagine um computador com uma grande tela wide screen, você ficaria com pescoço cansado de ir de um lado para o outro!

 

2- Cabeçalhos, títulos e subtítulos

Um bom cabeçalho é um bom preparo para o início do texto, ele dá de antemão um pequeno resumo do que está por vir, como um lead de jornal. Os títulos e subtítulos também dão uma prévia do texto em si. Esses 3 elementos possuem uma hierarquia:

1- cabeçalho;
2- título;
3 -subtítulo.

E é aconselhável que tenham formatação que os distingua do texto, e entre si. Em geral usamos tamanhos de fonte maior para o cabeçalho e vai diminuindo até o texto. Ex:

Cabeçalho fonte tamanho 30;
título fonte tamanho 24;
subtítulo fonte tamanho 18;
texto tamanho 12.

 

3- Parágrafos

Usar parágrafos pequenos para dar um fluxo dinâmico de leitura. Os espaços entre os parágrafos, espaços em branco, permitem descanso e conforto visual. Além de ficar mais organizado e limpo.

 

4- Formatar a massa de texto

Negrito, itálico, sublinhado, caps lock e bullets esses truques são ótimos para valorizar  qualquer texto! Até mesmo textos com ilustrações devem se valer desses recursos. O que acontece é que se lemos um texto corrido na tela, o olho relaxa, fica como que entediado e não capta o que é realmente relevante.

 

5- Apoio visual

Imagens, fotos, ilustrações e infográficos
O uso de elementos gráficos valoriza muito o conteúdo, além de arejar também a leitura. Muitas pessoas, e eu me incluo nesse grupo, fazem primeiro uma leitura dinâmica do conteúdo passando os olhos pelo texto e a presença de imagens é uma ótima pedida para captar a atenção.

 

6- Listas

Já está mais que comprovado que listas são conteúdos muito procurados pela web. O que torna as listas tão atraentes é sua organização e objetividade. O conteúdo escaneável da lista é altamente eficiente.

 

7- Números

O uso de números pode ser bem esclarecedor e impactante. Lembrando que é melhor evitar o uso dos números por extenso. A legibilidade do número escrito como número mesmo é mais bem aceito e de fácil de entendimento.

 

8- Alinhamentos e espaços

Seguir um padrão de alinhamento e espaço, sugere organização, clareza e continuidade.

Alinhar o conteúdo às laterais de forma simétrica e sempre usar mesmos espaços entre os mesmos elementos, por exemplo todo parágrafo ter o mesmo espaço entre os outros.

 

9- Pirâmide invertida

Essa técnica de escrita tem origem no jornalismo e consiste em colocar logo no primeiro parágrafo a informação mais importante referente ao texto que segue. Isso tem ótima aplicação para a web, porque se você estiver escrevendo para pessoas muito ocupadas ou que abrem diversas abas de navegador, seu primeiro parágrafo vai ser determinante para que elas continuem ou abandonem o texto. É como um pequeno resumo sem se aprofundar, indicando o que, como e qual objetivo do seu texto.

Deixo aqui um infográfico com exemplos dos 9 truques para ter um blog mais amigável.

infografico-diagramacao-conteudo-escaneavel

Gostou das dicas? Compartilhe o texto com seus amigos. Deixe seu comentário abaixo.

Até a próxima! 🙂

 

Posts relacionados