20Semana pasada foi divulgada a parceria entre duas marcas do ramo de alimentos criando um novo produto. Então, resolvi escrever um pouco sobre esse tipo de parceria. A cooperação entre marcas ajuda a ganhar força frente à concorrência. Afinal, juntos somos mais fortes. Esse tipo de união entre marcas costuma oferecer um serviço ou produto novo e é chamado de co-branding.

Vou contar aqui alguns casos de co-branding bastante interessantes.

 

Mistura de sabores exótica

As empresas Pringles e Nissin Lámen se uniram e lançaram um produto diferente que leva o nome das duas marcas, a Pringles sabor Lámen (frango). Se é bom eu não sei, pois não foi lançado no Brasil ainda, mas os amantes de pringles e de miojo devem estar eufóricos. Enquanto isso, aguardamos para saber se essa parceria foi acertada.

 

 

 

 

 

Democratização da moda

 

Parcerias entre marcas de fast fashion e estilistas renomados começaram como uma tendência lá fora e chegaram ao Brasil com força total. A C&A acertou em cheio quando passou a fazer co-branding com estilistas. São várias parcerias de co-branding da C&A, como: Stella McCartney, Andrea Marques, Alexandre Herchcovitch, Cia Marítima entres outros.

De tempos em tempos é lançada uma nova coleção e o desafio é trazer um produto com a qualidade de um estilista e que também tenha o preço acessível.
Se você achava que nunca poderia ter uma peça de uma dessas marcas famosas e caras, agora já pode abrir a carteira e fazer uma graça.

 

Co-branding forte que abala as estruturas das marcas

Uma parceria de marcas de longa data foi fortemente abalada, quando o Ovomaltine passou a ser comercializado também por um grande concorrente do Bob´s, o Mc Donalds. O Bob´s anunciava aos quatro cantos que o único milk shake de Ovomaltine era o dele e recentemente perdeu o contrato de exclusividade. Nesse caso, o produto milk shake de Ovomaltine do Bob´s era um clássico no cardápio. Muitas vezes ouvi gente dizendo que só ia no Bob´s por causa do exclusivo milk shake.

O Bob´s continua comercializando o seu milk shake de Ovomaltine, delicioso por sinal, mas perdeu o direito de usar a marca Ovomaltine em seus anúncios, porque optou por não renovar o licenciamento da marca. Coração partido? Crise econômica? O fato é que o produto passou a se chamar Milk Shake Crocante.

 

E aí gostou das parcerias? Tem algum co-branding de marcas que você adora e que sonha que seja criado? Deixe seu comentário.

 

 

Posts relacionados