Back up pra que te quero!

Eu conheço muita gente que não sabe o que é, também conheço muita gente que acha desnecessário….uma perda de tempo.
Confesso que sou um pouco paranóica quando se trata de back up. E até acho que é bom, porque nunca perdi nada por conta dessa mania, tenho 2 HDs só pra isso e ainda guardo muitas coisas em armazenamento de nuvem.

É a verdade é que é MUITO chato se preocupar com back up! Afinal a gente só quer ler, publicar e pesquisar online, que é muito mais legal do que copiar seus zilhões de arquivos para sabe se lá quando (talvez nunca) precisar.
Vou te contar porque fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos é essencial para sua vida e o seu negócio.

Situação número 1, perder tudo o que tem no seu computador

Pode acontecer de o seu computador dar um tilt absurdo e você ter que levar na manutenção. Chegando lá o técnico (com um risinho entre os lábios) te dizer, é o HD. Se você ouvir essa frase, pode começar a rezar porque as chances de perder seus dados é enorme! Uma vez o técnico me disse acho que é o HD. E eu tranquila disse… se der copia os arquivos, se não deixa porque tenho back up. Claro, que me senti muito esperta e eficiente nesse dia!

 

Situação número 2, perder tudo o que tem no seu site

Essa história é real. Uma vez, um cliente chegou para fazer o site dele novo comigo e descubrimos que o site antigo tinha sido hackeado.
Tentamos contratar o back up que a empresa de hospedagem faz, mas mesmo assim ele PERDEU TUDO!
Na recuperação dos dados houveram 2 problemas:

1- Se o site foi hackeado, a linda e amada pessoa hacker destrói seus arquivos queridos! E não adianta copiar nem tentar restaurar.

2-  As empresas de hospedagem rodam em média 01 back up por semana,  é um processo automático da rotina deles.
Se o back up foi após o hackeamento, a cópia estará infectada igualzinho ao seu site! Coisa incrível… e infelizmente pra não ter várias cópias de back ups de clientes e economizar espaço, eles só guardam um, o último! E aí nesse caso nem Jesus salva! Como íamos refazer o novo site do zero e não foi tanto prejuízo assim. O ideal é você ter o seu próprio back up!


Dica de back up pra seu computador

Você pode colocar os dados importantes copiados em espaços virtuais como Dropbox, Google Drive etc. E também pode copiar tudo para um HD externo, que nesse caso cabe muito mais coisas.

Dica de back up pro seu site

A dica é usar plugins que fazem essa cópia. Eu uso muito o WordPress e descobri esse plug-in que acho maravilhoso. Porque ele faz backup de tudo, tanto do site (páginas, fotos) como do banco de dados (textos, posts). E o mais legal é que esse plug-in aceita agendamento de back up, assim você não precisa lembrar de colocar pra fazer uma vez no mês por exemplo. Ele ainda vai deixar os três últimos back ups disponíveis para você baixar.

Segue aqui o link deste plug-in maravilhoso, o BackUp WordPress.

https://wordpress.org/plugins/backupwordpress/

E aí curtiu a dica? Comenta aqui em baixo se você gostou.
Bjs e até mais!

 

 

Posts relacionados