O estilo visual é a tradução em imagem e mensagem do que realmente é você e a sua empresa. É super importante ter cuidado ao criar conteúdos dentro de um contexto de comunicação. Imagem e texto precisam fazer sentido juntos e também estarem em conformidade com toda sua comunicação.

Ao planejar a comunicação da sua empresa, pense na mensagem que você quer transmitir e também em qual é o seu estilo, como você quer ser visto e lembrado!

Não basta buscar as imagens e aplicá-las diretamente em seu marketing, é preciso criar um estilo próprio para se apresentar e trabalhar sempre nessa linha conceitual. Marcas que têm uma identidade visual bem definida, são mais facilmente reconhecidas e lembradas. Quando o público vir algum material seu na web, ele lembrará de você e prestará mais atenção na sua mensagem.

COMO CRIAR UM ESTILO VISUAL EM 4 PASSOS

 

1- UMA MISSÃO

Comece definindo um conceito, uma filosofia que represente a sua empresa. O que faz sentido para você e para seu negócio? A missão não é apenas uma frase bonita! Ela te motiva, ajuda a direcionar seus esforços e te conecta com seu público. A minha missão é: “Apoiar e inspirar empreendedoras em seus projetos de negócio e de vida.” Eu ajudo pessoas na criação da comunicação visual de seus negócios alinhada à sua essência e crenças.

2- O PÚBLICO

Quem é o seu cliente? Conhecendo o perfil, pense no que deseja comunicar ao seu público, o que faz sentido falar para essas pessoas que está integrado com a missão da empresa? O meu público é: empreendedoras que desejam ter estilo próprio e comunicação eficiente e verdadeira com sua audiência.

Pense em como será o tom de voz de sua comunicação com o público. Será sóbrio? Informativo? Descontraído?

Eu por exemplo, escolhi usar o tom de voz leve e descontraído e imagens com tons claros, cores sem muita intensidade e com estilo bem feminino, pois meu público é de mulheres em sua grande maioria.  

3- BUSCANDO INSPIRAÇÃO

Como criar uma identidade visual por conta própria? Olhar o que o mercado está fazendo é muito importante antes de começar a criar o seu estilo próprio. A prática de olhar o que está sendo feito e se espelhar nos melhores do mercado é chamada de benchmarking (se quiser saber mais tem um post falando sobre benchmarking aqui). Uma dica legal é criar um painel de inspiração, o moodboard  (aqui tem um post ensinando a criar o painel de inspiração) também conhecido como painel semântico. Serve como um álbum de referências visuais para inspiração. Durante sua pesquisa (benchmarking) você vai selecionando o que gosta e que acha que tem a ver com você e com seu business. Nele você guarda todas referências que tem a ver com o conceito visual que deseja usar. No moodboard você deve incluir diversos elementos como: paleta de cores, texturas, estilos fotográficos, fontes, ícones, símbolos enfim tudo que for inspirador e tiver a ver com a sua mensagem.

Quer se inspirar ? Dá uma olhada no meu álbum Painel de Inspiração no Pinterest!

 

4- O SEU GUIA DE ESTILO VISUAL PERSONALIZADO

Sabendo qual é a sua mensagem e tendo boas referências você já pode criar o seu próprio guia de estilo.

Criei um checklist bem legal para você te ajudar a seguir as etapas na criação do seu estilo próprio. Para baixar seu guia agora, preencha seus dados aqui em baixo.

Checklist: Criando um estilo visual em 4 passos para o seu negócio

Baixe o checklist e comece a criar um estilo visual próprio para seu negócio!





Gostou deste conteúdo? Então, curte e compartilha com seus amigos!

 

Posts relacionados