Qual é a cor mais amada no mundo? E a menos amada?

Você já parou pra pensar qual é a sua cor favorita e qual sensação ela te traz? O marketing está sempre atrás de estudos de comportamento do consumidor para usar essas informações em suas campanhas. As cores trazem emoções e se forem bem usadas podem ajudar sua empresa na comunicação com o público.

 

Qual é cor mais amada por todos?

A cor preferida por homens e mulheres é o azul. Por ser uma cor que vemos com frequência (céu e mar por exemplo) é a cor que é mais bem aceita e portanto agrada a todos. Afinal de contas nosso planeta é azul! E Facebook, Twitter, Tumblr, Instagram, Linked in também são!

 

Qual é a cor menos amada por todos?



A cor menos preferida entre ambos os sexos é o marrom. A cor marrom muitas vezes é associada à sujeira. Existe um caso curioso após uma pesquisa que determinou a cor mais feia do mundo (Pantone 448C), os governos da Austrália, França, Irlanda e Reino Unido definiram que essa cor marrom triste deveria ser obrigatoriamente usada em todas embalagens de cigarro. Uma estratégia inteligente para afastar os consumidores desse produto maligno!

 

Preferência de cor e os gêneros

Dá uma olhada no gráfico de cores que mostra preferência entre homens e mulheres. O azul possui grande preferência entre homens e mulheres. As mulheres colocam a cor roxa em segundo lugar, mas essa cor sequer aparece para os homens.

Algumas curiosidades sobre as cores

• As mulheres enxergam melhor os tons vermelhos e laranjas por causa do cromossomo X.

• Carros cinza/prata são menos propensos a se envolver em acidentes, pois são mais visíveis na estrada e em pouca luz.

• Se quiser seguir com a dieta, use um prato azul porque ajuda a reduzir o apetite. E fuja das cores amarelo e laranja que dão fome.

• A cor laranja tem esse nome devido à fruta laranja madura, antes ela era chamada de amarelo avermelhada.

• Amarelo nos faz sentir fome.

• Antes de 1950, a roupa do papai noel (São Nicolau) era verde, até que a Coca Cola mudou para vermelho durante uma festa de fim de ano em Nova Iorque, na qual era patrocinadora.

• A cor amarela pode causar náuseas, então seria aconselhável evitar em viagens de avião.

• Doença das cores, a cromofobia é uma doença na qual a pessoa tem medo/fobia/angústia das cores.

• A maioria das pessoas têm sonhos em cores, mas aqueles que cresceram assistindo uma televisão preto e branco, há grande chance de sonharem também em preto e branco.

Quer saber mais sobre cores e a influência dela no cérebro, dá uma olhada nesse post sobre psicologia das cores.

 

Curtiu as curiosidades? Deixe seu comentário.

 

 

Posts relacionados