Já reparou que hoje a grande maioria das pessoas têm um smartphone? Até mesmo as crianças já tem um tablet para brincar e acessar a internet.
Isso quer dizer que o acesso ao conteúdo está mais intenso e mais diversificado. Daí a grande importância de ficarmos atentos para o comportamento dos sites e aplicativos em diferentes meios de acesso.

 

Imagina que você tem um site lindinho quando acessado no desktop, daí seu cliente liga e está na rua você passa o link, ele acessa pelo celular e vê tudo bagunçado! Eu diria que é uma experência desagradável, não é?

 

O termo “Responsive Web Design” é um conceito que assume a responsabilidade na entrega da informação de forma acessível em diversas plataformas. Existem duas formas de solucionar a questão do acesso em plataformas diversas:

 

1- O Design responsivo, que se adapta de forma fluida conforme aumenta ou reduz a tela ele acompanha o espaço a ser enquadrado.

 

2- O Design adaptável, que é se adapta conforma o tamanho da tela, ele  carrega configurações pré determinadas de ajuste para cada plataforma (mobile, tablet e desktop).

É possível também criar duas versões: um site para desktop e outro para mobile, depende da necessidade de cada um. Só um alerta quando se tem duas versões o cuidado e o trabalho são dobrados. Toda vez que tiver uma atualização, ela precisa ser feita duas vezes, uma em cada versão.

 

Testador: Eu adoro testes, afinal são eles que garantem o resultado! Aqui aqui vai o link de um testador online, nele você pode testar se o site está funcionando bem em diversos dispositivos. Dá uma olhada!
http://www.codeorama.com/responsive/

 

Dica: Para que trabalha com WordPress, deve ficar atento na hora da escolha do tema (layout), pois ele deve ter alguma observação indicando se é responsivo ou adaptável. A partir daí tudo deverá funcionar corretamente.

 

Gostou do post? Então compartilha! 🙂

 

 

Posts relacionados