Uma razão para existir, uma missão a cumprir

Tudo começa com um propósito. Uma marca bem sucedida precisa ter uma razão de existir. A  missão da marca é a linha mestra para tudo. E não pense que isso é apenas um papo filosófico, porque está bem longe disso. Todas as ações de uma empresa são baseadas no seu propósito, em sua missão. Tudo precisa fazer sentido com objetividade e clareza.

A missão do Google é: “É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.
Essa missão pode parecer muito abrangente e até pretensiosa, mas dessa forma o Google sabe onde quer chegar e como chegar. Sabendo porque existe, uma empresa direciona esforços e ações para esse objetivo. E para o Google assim como muitas outras marcas está dando super certo!

Olha um exemplo de como o Google é extremamente focado em seu objetivo. Repare quando acessamos a sua página, o que é mostrado: seu logo e um campo de busca. Antes era apenas esses dois elementos, hoje ele já coloca uma barra de links na parte inferior, que mesmo assim fica muito em segundo plano. Mais objetivo impossível, não é?

 

Outra empresa com uma marca de grande sucesso é a Starbucks. A Starbucks virou a segunda casa de muita gente. A marca tem fãs e não apenas clientes! Os consumidores se sentem em casa em suas lojas. Eu mesma quando estou viajando e me deparo com uma loja Starbucks, tenho o ímpeto de entrar porque me sinto um pouco mais em casa. É uma marca que acolhe seu público e que pode até cobrar mais caro porque conquistou seu espaço.
Olha a missão da Starbucks: “Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez”. Eu particularmente acho essa missão extremamente cativante.

Conhece teu público como a ti mesmo

As grandes corporações têm se especializado cada vez mais em saber quem são seus clientes a fundo.

A comunicação de uma empresa precisa ser assertiva, não dá pra oferecer picolé pra um pinguim. Além de desperdício de tempo e investimento, é uma queimação de filme se comunicar da forma errada com o cliente.
Marcas de sucesso ocupam um lugar na mente e no coração do cliente e sabem exatamente o que o seu público deseja.

 

Transmite alguma sensação ou emoção

Uma grande marca sempre causa impacto. Não é apenas reconhecimento, identificação… ela te faz sentir algo sobre ela. E esse é um dos maiores valores que uma marca pode ter. Uma vez que a marca consegue transmitir ao público algum tipo de emoção, isso quer dizer que ela obteve sucesso em transmitir a sua essência.

É aí que começa a conexão… ou você se identifica com a sensação e começa a gostar, podendo se tornar um cliente, um fã… ou não, então vai em busca do que te faz sentir conectado. As marcas falam com as pessoas e com suas emoções. Existem muitas marcas e estilos por aí! O que é ótimo porque podemos escolher livremente qual é a nossa cara.

Para quem tem um negócio próprio vale fazer uma pesquisa. Como anda a percepção dos clientes em relação à marca da sua empresa? Que mensagem está sendo captada? Se a mensagem estiver chegando da forma correta, provavelmente seus clientes estão alinhados, conectados e satisfeitos pois vocês compartilham os mesmos valores e crenças.

 

Gostou do texto? Compartilhe com os amigos!

 

 

Posts relacionados