Chegou outubro e com ele o tão famoso “Outubro Rosa”.

Eu vou contar aqui o porquê da grande importância dessa campanha!

Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres no Brasil e em todo o mundo!?

Só isso já seria um SUPER MOTIVO pra gente falar e muito sobre essa campanha! Seguido do câncer de mama, vem o melanoma (câncer de pele) esse é o segundo tipo de câncer que mais atinge as pessoas no mundo.

Todo mundo conhece alguém que tem ou teve algum tipo de câncer, é a tal doença a proibida cujo nome era inpronunciável… Essa é uma crença antiga em relação ao câncer, pois não se falava o nome da doença, acreditava-se que era algo tão terrível que não devia ser falado, como tantas outras coisas que eram empurradas para de baixo do tapete.

Felizmente os tempos atuais nos trouxeram informação, debate e esclarecimento.
Quanto mais se fala, mais a informação circula e mais as pessoas ficam cientes para poder se prevenir.
E a verdade nua  e crua é que: se você não cuidar de você mesma, sinto lhe informar, ninguém irá. Certas coisas só nós podemos fazer por nós mesmas. Atitudes como ter uma boa alimentação e fazer alguma atividade física são exemplos de como ter uma boa saúde.

A mamografia é o exame que detecta se existe câncer de mama antes de se ter qualquer sintoma.

A recomendação geral para o exame é que seja feito a cada dois anos e para as mulheres acima dos 40 é necessário que seja feita a mamografia anualmente
O meu médico sempre solicitou a mamografia uma vez a cada ano. Mesmo antes dos meus 40 eu já fazia anualmente. É um exame desconfortável e até um pouco doloroso. Mas é essencial! Eu falo pra mim mesma: Lu é chato mas não se vive só de lazer, força na peruca e vambora! Depois a gente faz um agradinho pra nós mesmas, um chocolatinho, uma massagem,,, afinal merecemos não é?

Deixo aqui a minha contribuição, compartilhando as informações sobre fatores de influência e um infográfico bem legal sobre câncer de mama!

Fatores que influenciam para que se desenvolva câncer

• Envelhecimento
• Histórico familiar de câncer
• Consumo de álcool
• Excesso de peso
• Tabagismo
• Sedentarismo
• Exposição à radiação

Fatores que influenciam para prevenção do câncer

• Prática de atividade física
• Alimentação saudável

 

infografico-post

 

O “Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama” lançou um aplicativo para falar sobre o câncer de mama nas redes sociais. Dá uma olhada!

Gostou do post!? Então compartilha! Vamos divulgar o máximo de informações possível!

Fonte: Governo federal

 

 

Posts relacionados