Nós, seres humanos, somos naturalmente receptivos e influenciados pelo ambiente externo. E porque vivemos em sociedade, estamos fazendo trocas com os nossos semelhantes o tempo todo, trocamos informações e interagimos com ações e reações. Recebemos estímulo e devolvemos uma resposta a ele.

Já parou para pensar na sensação que cada cor lhe traz? Eu por exemplo, só de ouvir a palavra azul eu posso associá-la ao nome de uma música, eu  penso rapidamente naquela música: azul da cor de mar… e me vem a mente imagens agradáveis…
Imagino um céu lindo e azul e a sensação é certamente algo próximo a tranquilidade.

O estudo da psicologia das cores retrata o efeito de cada cor no comportamento humano.  As cores exercem influência direta sobre nós e nos ajudam a começar a entender mais o comportamento do ser humano. Observar  como esses recursos são aplicados no marketing e no branding nos ajuda a entender e planejar o nosso próprio negócio.

A psicologia das cores pode também ajudar nas suas vendas aumentando a sua taxa de conversão. Quer saber como? Dá uma olhada nessa matéria.

E se você estiver pensando em empreender, deve investigar um pouco para criar a marca de sua empresa bastante alinhada com que ela será e transmitirá ao público.
Vamos aprender um pouco mais sobre as cores e como melhor aplicá-las no mercado?


icones_splash_psicologiacor_az
O azul é uma cor que não chama muita atenção mas encontramos com facilidade e abundância em nosso dia a dia, está presente no céu e no mar.

Na psicologia é associado a: confiança, segurança, calma, profundidade, estabilidade, sucesso, saúde e cura.

Efeitos: reflexão e contemplação. Retarda o metabolismo, diminui a pressão arterial e tem efeito calmante.

Quando evitar: evitar com temas ligados a comida – causa redução de apetite. evitar para demonstrar proximidade e amizade – cor fria e indiferente do ponto de vista emocional.

Quando usar: medicina, saúde, ciência, finanças, governo, limpeza e higiene, água, viagem marítima e alta tecnologia.

 

icones_splash_psicologiacor_verm

O vermelho é uma cor de impacto, grande visibilidade e intensidade. Está ligada a atenção e a emoções fortes e arrebatadoras, pode também ser relacionada à sobrevivência.

Na psicologia é associado a: coragem, liderança, energia, perigo, força, poder, desejo, amor e virilidade. Está ligado a ideia de evitar ou não usar determinado objeto, como por exemplo o botão vermelho do elevador, só usado em casos extremos.

Efeitos: Incentiva a ação. Aumenta a intensidade. Acelera o metabolismo, assim como a taxa de respiração e a pressão arterial. Estimula o apetite.

Quando evitar: não utilizar se quiser transmitir tranquilidade e discrição. Evite associar essa cor a temas ligados ao lazer, pois vermelho sugere alerta e perigo. Não usar em excesso, pois é muito estimulante.

Quando usar: Quando houver necessidade de destacar alguma coisa, provocar senso de urgência e demonstrar sensualidade e vigor. Os melhores temas para o vermelho são: comida, esporte, emergência, marketing, moda, entretenimento e sexo.

 

icones_splash_psicologiacor_am

O amarelo é a cor mais energizante e mais clara. Está diretamente associada ao sol. Os alimentos são frequentemente associados ao amarelo.

Na psicologia é associado a: estímulo, energia, aquecimento, alegria, otimismo, esperança e espontaneidade.

Efeitos: Aumenta um pouco a pressão sanguínea. Estimula o lado racional do cérebro. Ajuda na tomada de decisão, trazendo clareza de ideias.Transmite transparência nas negociações.

Quando evitar: Não usar se quiser sugerir estabilidade, segurança e seriedade.

Quando usar: para dar ideia de algo com desconto, dar sensação de alegria e espontaneidade. Os melhores temas para o amarelo são: alimentação, produtos infantis, lazer para crianças, loja de desconto.

 

icones_splash_psicologiacor_verd

O verde á cor que imediatamente associamos à natureza. Representa também siga em frente ou está tudo certo. Está ligado a resposta afetiva, conexão emocional e julgamento social.

Na psicologia é associado a: natureza, vitalidade, frescor, harmonia, fertilidade, renovação, abundância, segurança e dinheiro.

Efeitos: tem efeito repousante para os olhos. Traz a ideia de ponderação e coerência. Equaliza emoções, criando equilíbrio entre a cabeça e o coração, o verde é resultado da soma de azul(racional) e amarelo(emocional).

Quando evitar: Não usar quando quiser indicar luxo e tecnologia de ponta.

Quando usar:Para dar uma sensação de relaxamento e calma. Indicar recomeço e bem estar. Os melhores temas para o verde são: ciência, turismo, natureza, medicina, saúde, lógica, dinheiro, artigos ecológicos e sustentabilidade.

 

icones_splash_psicologiacor_lar

O laranja é uma cor excitante e assim como o vermelho pode ser associada a alimentos. Oferece força emocional e auxilia na recuperação da dor. Pode ser associada a ação impulsiva.

Na psicologia é associado a:amizade, entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento, impulso e estímulo.

Efeitos: aumenta o suprimento de oxigênio para o cérebro e estimula a atividade mental. Dá sensação de calor. É muito estimulante, pois é combinação de energia(vermelho) e alegria(amarelo). Ajuda a olhar o lado positivo das coisas e estimula a comunicação.

Quando evitar:dieta, lazer

Quando usar:Usar para chamar atenção. Os melhores temas para o laranja são:alimentação, alimentação saudável, ecommerce, tecnologia e entretenimento.

 

icones_splash_psicologiacor_rox

As crianças pré-adolescentes têm preferência pela cor roxa.  

Na psicologia é associado a: sabedoria, independência, criatividade, arte, cultura, riqueza, extravagancia, otimismo, realeza, espiritualidade, mistério e magia.

Efeitos: Transmite equilíbrio, pois é combinação de energia(vermelho) e tranquilidade(azul). Estimula área do cérebro do pensamento abstrato, ativando a criatividade e a imaginação.

Quando evitar: Evitar quando quiser transmitir ideia de desconto, seriedade e com temas masculinos.

Quando usar: Quando quiser passar ideia de criatividade, riqueza e beleza. Os melhores temas para o roxo são: temas femininos, cultura, arte, produtos de beleza, produtos esotéricos e lgbt.

Posts relacionados