Confira algumas dicas para ajudar seu planejamento

Muita gente pensa que ser empreendedor ou autônomo é sinônimo de abstinência de férias, mas não precisa ser assim. Existem muitas ferramentas de planejamento e automação para nos apoiar e vou contar algumas aqui. E assim poderemos curtir as merecidas férias! Afinal, ficar sem descansar não é legal pra saúde e nem pro business. É no tempo livre que temos aquele estalo criativo, do tipo eureka! É quando surgem as melhores ideias…

Durante as férias o ideal é se desconectar do trabalho, mas não se engane porque aquele subconsciente de empreendedor vai estar trabalhando nos bastidores. E claro, é importante estar disponível para as pessoas, caso surja uma urgência.

Se você é empreendedor e tem uma equipe, pode delegar as funções, mas no caso daquele que está no bloco do eu sozinho (como euzinha aqui) é preciso um grande esforço antecipado de planejamento e organização.

Então escrevi esse post enquanto planejo minha viagem para daqui a 20 dias. Vou ficar 10 dias em São Francisco (adoro conhecer lugares novos, mal posso esperar!) e não vou ler e responder todos emails e muito menos criar conteúdo. Fiz uma checklist pra me ajudar e vou compartilhar aqui.

1. Entregar pendências

Uma lista com tudo que tem pra ser feito vai ser muito útil. É importante nessa lista destacar o que é urgente e o que é essencial para seu negócio, esses itens precisam ter prioridade para execução. Exemplo, minhas pendências urgentes são entregar serviços de clientes, por exemplo lançar um site. Na lista de coisas essenciais são todas ações que impactam o andamento do seu negócio, para mim por exemplo seria: planejar a publicação de posts para os dias em que estarei fora.

 

2. Automação de rotinas

Estabelecer quais itens da rotina podem ser automatizados e providenciar para que trabalhem para você enquanto estiver aproveitando as férias.

 

2.1. Email- autoresponder

Usar um auto responder para e-mail é bem legal, você deixa uma mensagem informando que está fora e que retorna dia tal. Se quiser deixe também o seu número whatsapp para aquela urgência.

 

2.2. Programação de publicação dos posts no site

1- Você vai escrever seu post normalmente como sempre faz.
2- Depois de pronto, você vai na lateral direita na caixa de publicar e vai alterar a data e o horário de publicação, o meu está pré-definido como Publicar imediatamente e troco para a data e hora desejadas.
3- Depois disso você publica o post, isso mesmo publica, no meu caso o botão
“publicar” mudou para “agendar”. Vai sem medo e agenda seu post, depois é só esperar que o WordPress fará todo serviço pra você. Ah se quiser cancelar a programação de postagem basta mudar o “status de agendado” para “rascunho”.

Passo 1
Passo 2
Passo 3

 

2.3.  Programação de publicações em redes sociais

Outro ponto importante é planejar as publicações das suas redes sociais. Não é porque você está de férias que o seu público vai precisar ficar sem saber as novidades. Existem diversas formas de agendar Facebook, Instagram, Twitter… e vou colocar uma lista de links úteis de automação no final do texto.

 

2.4. Postagens freestyle

É legal também postar insights/experiências que possam surgir durante a sua viagem. O público gosta de ver como é o dia a dia.

 

E por fim é claro, planeje as férias!

Faça roteiros e anote onde quer ir e o que deseja fazer.

Bon voyage!

 

Links úteis de automação

Vou deixar alguns links que ensinam a fazer automação de e-mail e de publicação em redes sociais:

Gmail auto responder
Gosto do Gmail pela praticidade, então coloquei os emails do Par de ideias com cópia para minha conta Gmail e acesso a qualquer hora.

https://support.google.com/mail/answer/25922?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

Facebook publicação programada
Programar uma publicação no Facebook é mais simples que parece, dá uma conferida nesse link.
https://www.facebook.com/help/389849807718635

Ferramentas para postagem programada em diversas redes sociais
Gosto de usar o Buffer para prigramar posts. Só que para postar no Instagram ele não é automático, você precisa instalar o app do Buffer e você mesmo faz a postagem, o legal é que ele te manda um aviso com o post e conteúdo e você só tem que dar ok. E aqui vai uma lista com 10 ferramentas 🙂
http://www.marketingdeconteudo.com.br/ferramentas-de-marketing/10-ferramentas-para-agendar-publicacoes-nas-redes-sociais/

 

 

Posts relacionados