O que é preciso para ter um website que funciona bem para você e seu público?

No ambiente digital, costumo dizer que o website é como a sua casa. Onde guarda suas coisas e fica totalmente à vontade. Para empresas vale a mesma coisa, no site percebemos estilo, conceitos, crenças. Diferente da nossa casa, onde só entra quem é convidado, o website é acessível para todos! Por isso é importante que seu site tenha alguns elementos essenciais.

A base para começar esse checklist é ser verdadeiro e autêntico. O site precisa conter informações verdadeiras, não adianta colocar textos incríveis que não são verdadeiros ou que foram copiados de outro lugar. Vamos à listinha “must have” para websites!

 

Comunicação textual e visual alinhadas com o assunto

O site deve ter a sua cara, a cara da sua empresa. O estilo visual e a forma de comunicação atraem pessoas que estão realmente interessadas porque se identificaram. Um site de esporte tem aquele visual mais moderno e uma linguagem mais despojada e jovem porque vai falar com esportistas, atletas e pessoas que desejam cuidar da saúde. Enquanto um site de casamento vai ter a comunicação toda direcionada para mulheres e um visual festivo, de grande evento. O visitante ao entrar no site participa do clima do tema, seja ele qual for.

 

Uma boa história

Fale um pouco da história, sobre a equipe e do porque do negócio existir. Histórias também criam conexões entre leitor e a marca. Conexões são laços onde ocorre identificação e empatia. O storytelling é uma estratégia de marketing que visa transmitir a essência da empresa para o público. Eu falo mais sobre storytelling neste post aqui.

 

Clareza e objetividade

Já reparou que as pessoas navegam abrindo várias telas? Se perder a atenção do leitor, já era. Seja explícito e objetivo, se presta serviços fale sobre eles, se vende um produto a mesma coisa. Um site que não é claro sobre a sua função perde visitantes e clientes potenciais. Fale dos benefícios que oferece, dê exemplos tornando o assunto mais tangível e de fácil entendimento. Use call to action, que são chamadas/botões convidando a uma ação, seja essa ação um download, uma inscrição… convide o leitor para fazer algo.

 

Ser facilmente encontrado e visualizado

Hoje todo mundo usa o Google pra encontrar informações e se o seu site não estiver bem configurado, ele não vai ser encontrado. Ter em mente a importância do SEO (search engine optimization) usar palavras-chave, títulos, textos bem descritivos dentro do seu assunto é crucial para qualquer website. Ser facilmente acessado de dispositivos móveis não é mais um diferencial e sim requisito básico, o mundo está cada vez mais tecnológico. Celulares e tablets são amplamente usado para navegar e você não vai querer ficar pra trás não é?

 

Canais de contato

Outra coisa importante é deixar formas para o visitante entrar em contato com você, seja por e-mail, whatsapp ou formulário no site. Alguns visitantes podem querer falar com você e saber mais informações.

 

 

Posts relacionados