Minimalismo, uma tendência para a vida!

Minimalismo como o próprio nome diz é ser mínimo, reduzir elementos e só deixar o essencial. Aquela famosa frase minimalista: Menos é mais. Essa tendência surgiu há muito tempo atrás e até hoje é adotada nos mais diversos setores. Vemos na arquitetura, design, moda, no estilo de vida….

Quando reduzimos os elementos do design, temos um visual simplificado e elegante que destaca o conteúdo. Então já sabe se quer seu conteúdo visto e lido, precisa tirar os excessos.

Design minimalista

Os suíços já eram minimalistas desde os anos, 20. O design suíço era simples usando grades para alinhamento e priorizando o uso de fontes (sem relevos, nem texturas) em hierarquia para destacar informações.

 

 

 

 

Arte minimalista

O famoso pintor Mondrian era um grande adepto do minimalismo. Acreditava que a arte saía das telas e se misturava também do estilo de vida. Sua crença da arte inserida na vida real era tão forte que ao longo dos anos seu ateliê foi se transformando a ponto de parecer ser um de seus quadros ao vivo.
Repare na foto ao lado seu ateliê tinha as paredes desenhadas, com figuras geométricas muito similar aos seus quadros.

 

 

 

 

 

Webdesign minimalista


Essa imagem de cima é o IOS 7. O minimalismo na internet é muito usado por meio do flat design. Um estilo que apresenta seus elementos em duas dimensões bastante simplificado. No estilo flat não existem sombras, texturas, brilhos, nem nada que dê a sensação tridimensional. O lançamento do Windows 8 é considerado como pontapé inicial para o flat design e foi logo seguido pela Apple em seu IOS7. A Apple além de colocar ícones minimalistas ainda inovou usando degradé. Se é tendência, todos seguem!

Windows 8 e seu layout minimalista e flat

 

 

 

Moda minimalista

Na moda, o minimalismo tem muita força. Está intimamente ligado ao slow fashion que é um tipo de consumo mais consciente e sustentável. Aqui vemos o respeito ao tempo de produção das peças e às condições de trabalho das pessoas. Nada de larga escala e sim peças de ótima qualidade. Fofo e politicamente correto, não acha?

Outra linha de pensamento também super minimalista na moda é o guarda-roupa em cápsula. Onde o consumismo acelerado é desestimulado e no lugar vemos um guarda-roupa com poucas peças básicas em sua maioria, porém de ótima qualidade.

O conceito de que menos é mais, veio parece ter vindo para ficar!
Quer saber mais tendências para 2017? Esse post aqui fala tudinho dessas tendências.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário.

 

Posts relacionados