Ter consistência nas publicações do seu blog é importante para manter e crescer a audiência. Mas só frequência não é suficiente. É preciso que o site seja um reflexo de sua marca, afinal o blog é uma ótima ferramenta para gerar leads. Vamos ver algumas dicas para melhorar o seu blog.

 

Comunicação visual e verbal

Mantenha o seu logo em destaque e certifique-se que ele esteja presente em todas as páginas.

Todo o estilo visual da sua marca deve estar presente em todos os lugares nos quais você se relaciona com o público e principalmente no site!

Mantenha as diretrizes do seu manual de marca aplicando a sua paleta de cores, tipografia e demais informações sempre que possível. Escolha bem as fotos para que te ajudem a mostrar um estilo próprio. Um padrão visual para fotos ajuda a unificar toda a comunicação e torna mais fácil a percepção e o reconhecimento pela sua audiência.

Eu geralmente uso fotos com tonalidades claras e que estejam ligadas a trabalho e ao universo feminino. As imagens ajudam você a se conectar com o público. Se quiser saber onde encontrar boas imagens livres para uso, dá uma conferida nesse post.

 Alguns vão exemplos de imagens que costumo usar:

  
 

Fale com seu público sempre da mesma forma, seja o seu estilo informal ou mais sério, replique de mesma forma em todos os seus canais de comunicação, isso demonstra personalidade.

 

Favicon

Use favicon em seu site. O favicon é um ícone pequeno que aparece na aba dos navegadores. Cada site possui o seu ícone e isso ajuda identificar o que tem em cada aba. Se você é um ultra abridor(a) de abas de navegador como eu, vai entender que isso faz a total diferença!

Esse site aqui ajuda a criar o seu favicon, basta subir uma imagem bem simplificada do seu logo e depois fazer o download no formato .ico (extensão do favicon)

 

Imagens de destaque – hero images

Use e abuse de imagens de impacto para o header, como as famosas hero images. Ela ajudam ajudam a mostrar o seu estilo e dar um clima para a página. São imagens de alta qualidade usadas em topos de sites, blogs e newsletters.

 

Rodapé

O rodapé do site é uma área muitas vezes pouco aproveitada, aproveite para incluir novamente o logo em uma versão menos destacada, links para redes sociais e até mesmo chamadas importantes sobre o seu negócio. Afinal, o rodapé se repete em todas as páginas e não vai brigar pela atenção com o conteúdo pois fica bem lá no final.

 

Barra lateral

Dê uma atenção especial para a barra lateral, não deixe ela lotadas de informação, mas aproveite o espaço para anunciar também algum serviço/produto, além de mostrar os posts mais lidos e categorias do seu blog..

Mas não exagere nos anúncios, isso pode se tornar um repelente de visitantes, ninguém gosta de uma enxurrada de ofertas quando visita um blog.

Quer saber mais dicas para melhorar o design do seu site? Dá uma olhada aqui nesse post.

Espero que tenha curtido as dicas. Até a próxima! 🙂

 

Posts relacionados