Ignorar a importância do SEO é um dos principais motivos porquê um site não decola. Nesse post eu vou elencar 5 dicas de SEO para colocar seu site no topo das buscas do Google.

Dispositivos Móveis

  • O número de pesquisas via celulares em comparação às pesquisas feitas nos computadores cresce a cada dia.
  • As pessoas são cinco vezes mais propensas a deixar um site se ele não for amigável para dispositivos móveis.
  • Mais da metade dos usuários móveis deixarão um site se demorar mais de três segundos para ser carregado.

 

A performance do seu site é crucial para que o Google analise de forma positiva e assim coloque seu site nos primeiros resultados das pesquisas. Então se seu site não for bem aceito pelos visitantes, ele não será interessante aos olhos do Google. Sendo assim, pense nos dispositivos móveis quando for criar ou redesenhar seu site/blog.

Destaques no Texto

Um erro comum é incluir informações importantes em imagens em vez de texto. Por mais que as ferramentas estejam evoluindo e a capacidade de analisar informações em diferentes mídias também, o Google ainda não reconhece texto contido em imagens. Além de ser benéfico para os indexadores de busca, é útil para os visitantes no celular que querem copiar e colar informações como telefone ou endereço por exemplo. Se você quiser criar um visual bacana para as suas informações, não esqueça de incluir também os destaques em texto.

 

Outro ponto importante é lembrar que as pessoas leem nas telas de forma diferente do que em materiais impressos. Costumamos dizer que as pessoas “escaneiam” o conteúdo, tal como um scanner, as pessoas passam os olhos no texto antes de lerem todo o texto com mais atenção, por isso seja estratégico na hora de escolher onde você dará maior ênfase nos seus textos.

 

Mais uma vez, quando pensamos em SEO não pensamos apenas em códigos e palavras-chave. SEO é muito mais sobre conteúdo e como o conteúdo será disponibilizado, tudo isso pensando nas pessoas e não apenas nos robôs de busca.

Imagens

Quando você incluir imagens no site ou blog, não esqueça de mudar o nome do arquivo antes de publicar, isso dará a sua foto uma chance de aparecer nossos resultados de pesquisa de imagens do Google, além de aumentar a relevância do seu conteúdo. Após renomear o arquivo para incluir palavras-chave específicas, não esqueça de incluir outras informações importantes para o SEO, como o atributo alt por exemplo. O atributo alt especifica um texto alternativo para uma imagem se a imagem não puder ser exibida.

Estrutura de Navegação

Outra dica importante é fazer um site com uma hierarquia clara nos textos. Isso não somente ajuda seus visitantes na hora de encontrar as informações, mas também melhora o entendimento dos robôs de buscas na hora de compreender o conteúdo do seu site.

 

Você deve pensar a organização do site como um livro e seu índice, planeje assim a estrutura de links. Além de estrutirar de maneira clara a navegação do site, você deve criar links de texto simples no rodapé do seu site para as principais páginas, evitando assim que após concluir a leitura da página os visitantes saiam sem ler informações fundamentais para seu negócio.

Redirecionamento

Quando for criar uma nova versão do seu site, cuidado para não perder as páginas antigas. Por exemplo, você pode ter uma página em seu site antigo com endereço de URL dominio.com.br/sua-pagina e a nova página dominio.com.br/sua-nova-pagina. Quando acontece esse tipo de mudança. todos que tinham o link anterior e tentam acessar o site, recebem um erro dizendo que a página não existe mais. Na verdade existe, mas como você mudou o endereço, perdeu todos esses acessos. A menos que você se lembre de redirecionar a página antiga para a nova.

Conclusão

SEO não é só para os motores de busca. Quando seu site é otimizado para motores de busca, também é mais fácil para o visitante, melhorando desde o design até as funcionalidades.

 

Este post foi escrito por:

Cristiane Rocha Thiel
Profissional de Marketing
https://cristianethiel.com.br

 

Posts relacionados