A sua marca, um bem valioso a ser cuidado.

Você que possui um negócio precisa estar por dentro do universo do branding. A sua marca é um bem muito valioso, é por meio dela que você se conecta com seu público. Toda marca é formada por duas partes. Quando falo em duas partes, não estou falando de logo e slogan não…
São duas partes totalmente interligadas, a imagem e a identidade. E são elas que determinam o valor que a marca da sua empresa tem.

Identidade

A identidade da marca é o que a empresa realmente é. A sua essência, seus valores, sua cultura. A identidade costuma ser idealizada por seus donos e/ou criadores. Se você tem uma pequena empresa ou empreendimento, a identidade é determinada por você.

Essa identidade corporativa é composta por elementos de apoio, que a ajudam a transmitir a sua mensagem ao público. Alguns desses elementos de apoio são: o logo, o slogan, a forma de atendimento e o espaço físico que ela ocupa. Então pode-se dizer que a identidade da sua empresa é um elemento que está sob o seu controle. E depende unicamente de você e da sua equipe.

Imagem

No entanto, a imagem da marca não é controlável. Porque a imagem da empresa é aquilo que é está na mente do cliente. São impressões mentais, opiniões, percepções que variam de pessoa para pessoa. Não temos como controlar o que pensam da gente e nem da nossa empresa, mas o que pode ser feito é um trabalho de gestão de marca para influenciar a percepção do clienteEssa influência pode ser feita por meio de uma boa comunicação e de uma presença e um relacionamento com cliente consistentes.

Construindo valor

A construção de valor para sua marca é um processo contínuo. Enquanto sua empresa existir, a mensagem estará sendo transmitida e a imagem estará sendo captada, por isso esse valor precisa ser mantido. O valor da marca é intangível e mesmo não podendo ser calculado com exatidão sabe-se que é um ativo valioso.

Quando penso em marcas de sucesso me vem logo à mente duas empresas: Apple e Coca-colaEssas duas empresas tem um branding poderosíssimo.

Apple tem associada à sua marca os conceitos de tecnologia, qualidade e design que a tornam altamente desejável e admirável. Quando uma marca tem uma projeção de grande valor na mente do cliente, quer dizer que possui fãs que não a trocam por nada. Essa empresa pode até cobrar mais caro e cria uma ideia de status.

Já no caso da Coca-cola, sabemos que ela não é uma bebida boa pra saúde, mas mesmo assim tem milhões de fãs, pessoas que amam a marca. A Coca conquistou um lugar no coração de seus consumidores que não a trocam por nada. Os seus anúncios são sempre coloridos e transmitindo um alto astral que até dá vontade de fazer parte disso. Foi uma construção de marca genial!

Pra dizer a verdade, eu evito beber Coca-cola, mas não consigo imaginar nada melhor pra acompanhar uma pizza! 😀

 

Posts relacionados