Fortalecendo o seu branding nas redes sociais


Se você tem uma empresa ou um pequeno negócio, sabe como é importante ser visto e notado nas redes sociais. Além de estar presente de modo consistente é importante também passar uma mensagem condizente com o que a marca da sua empresa representa. E como ser congruente nas ações digitais?

Quando falamos de marca muitas pessoas imaginam que se trata de um logo, ou layout, mas vai muito além disso. A sua marca é tudo que as pessoas associam ao seu negócio, é tudo o que pensam e sentem quando se relacionam com sua empresa.

 

O que sua marca fala

Comunicação congruente

Toda marca tem uma personalidade que transmite: informações, pensamentos e sentimentos.

Portanto para ter uma presença marcante na internet, é preciso ter uma comunicação alinhada com a filosofia da empresa. Não faz nenhum sentido você ter uma empresa que alega, por exemplo, ser ágil no atendimento ao cliente e demorar cinco dias para responder um simples email.

A consistência e a congruência geram confiança e melhoram o relacionamento com o seu público.

É importante também falar dos assuntos que seu público quer saber. Se não sabe quais são, faça uma pesquisa, pergunte aos seus clientes, pergunte em fóruns e grupos. Importante: falar dos assuntos que interessam ao seu público não significa abrir mão de suas crenças. Mantenha-se fiel a sua filosofia. A autenticidade de sua empresa lhe trará um público que acredita nas mesmas coisas que você.

 

O que sua marca mostra

Identidade visual

Sua marca tem personalidade e também identidade. O que faz sua marca ser reconhecida é a identidade visual, portanto é preciso ter padrões visuais que se alinhem com a sua comunicação.

Algumas dicas são: a escolha de uma paleta de cores (grupo de cores), um grupo de fontes (tipografia) e fotos ou imagens que passem uma mensagem alinhada com a missão e filosofia da empresa. Dessa forma, as pessoas identificarão sua empresa mais facilmente e sentirão mais seguras em relação à ela.

Alguns pequenos detalhes fazem a diferença nas redes sociais:

Logo e foto

Alguns logos possuem aplicações diferentes de cor e de formato vertical e horizontal. Use sempre o mesmo logo para seu perfil (avatar) nas redes sociais e deixe as variações para caso especiais, como aplicação em fundos coloridos para dar contraste. Isso facilita o reconhecimento no meio de tantos outros posts. Se quiser usar uma foto, use a mesma também em todas redes.

img-redes

Template de posts

Crie alguns templates de posts. Os templates são modelos para reutilização, onde troca-se o texto e a foto, mas a diagramação é a mesma, dessa forma além de ganhar agilidade na hora de postar, você terá mais chances de ser identificado por estar dentro do estilo escolhido para a sua marca.

img-posts

 

Espero que tenha gostado das dicas.

Até a próxima!

 

Posts relacionados