Trabalhar em casa parece um sonho para muitos. Afinal, não seria preciso cumprir horário, sair de casa correndo e pegar um transporte lotado. Apesar de toda a liberdade de um autônomo, ainda assim é trabalho com responsabilidades. E pode ser difícil para muitos manter o foco sozinhos em casa. Algumas ideias simples podem ajudar a organizar e focar.

 

Um cantinho pra chamar de seu home office!

Tenha um local na casa para ser o seu escritório. E seria bom se esse lugar não fosse no seu quarto. Vou te dar um bom motivo para usar um quarto extra ou a sua sala ao invés do seu dormitório.

Quando ficamos no mesmo cômodo para dormir e trabalhar, podemos perder a noção de tempo e de limite para tarefas.

Já aconteceu comigo, meu “escritório” era um cantinho no meu quarto e eu não sabia a hora de parar. Ficava pulando da cama pra cadeira. Eu não tinha hora para trabalhar e descansar, era tudo misturado.

Outro problema no quarto, que já vi muita gente fazer é deitar na cama e pegar o laptop pra trabalhar enquanto vê TV. No final não fez uma coisa nem outra.

Tendo um lugar específico para trabalhar também facilita a organizar as ideias, você deixa seu caderno, agenda, computador tudo junto no mesmo lugar. E ainda pode curtir arrumando e decorando o seu cantinho pra deixar ele especial e inspirador.

 

Toda trabalhada no look pra ficar em casa?

Não dá pra passar o dia de pijama, você tem que dizer ao seu cérebro que está realmente indo trabalhar. Se vai ficar o dia todo em casa e tem reunião online, arrume-se! E se não tem compromissos, arrume-se do mesmo jeito!

Tome uma banho e coloque uma roupa de sair, não precisa ser um look fashion, mas um exemplo que eu uso para mim é: se eu precisasse ir até a padaria com essa roupa estaria ok. Minha filha já me perguntou uma vez para que lugar eu estava indo e eu nem estava arrumada, usava um jeans e uma camiseta. Vai por mim faz toda diferença!

 

Método de distribuição de tarefas

Estando em casa, muitas vezes é difícil fechar os olhos pras questões domésticas. Então, determine o seu horário de expediente e só resolva outras coisas fora desse horário.

O coach Gerônimo Theml fala sobre um método de organização chamado DRD – Descarregar Reunir e Distribuir, funciona assim:

Você descarrega tudo que tem na sua cabeça anotando em algum lugar, pode ser papel de pão, caderno ou agenda do celular.

Depois você reune as tarefas por similaridade. Por exemplo escreva em um bloco de tarefas tudo que relacionado a atendimento ao cliente, nesse grupo entram ligações telefônicas, resposta de e-mails, reuniões etc.

Eu faço um pouco diferente, gosto de listar tudo e organizar por grupo de trabalho/cliente. Pra mim funciona melhor assim, eu listo tudo que tenho que fazer por exemplo, do meu projeto Par de Ideias. Outro bloco é do cliente x e ali coloco tudo que precisa ser feito: reunião, pesquisas, apresentação etc.

E depois você distribui por turnos durante o seu dia, como por exemplo, segunda temos 3 blocos: manhã, tarde e noite e por aí vai.

O Gerônimo aconselha a deixar um desses blocos livres, para que você possa resolver pendências pessoais como ir ao médico, enfim, fazer qualquer coisa que não esteja relacionada ao trabalho. Eu não tenho um bloco de dia fixo, mas tento usar terça ou sexta a tarde, depende da semana. E afinal, nós autônomos, temos flexibilidade e não precisamos nos preocupar tanto com engessar o período livre.

 

Modo avião?

Eu já ouvi várias pessoas falando que colocam o celular no modo avião para poder trabalhar sem distrações. É uma boa dica. No meu caso, eu simplesmente desabilitei as notificações do Whatsapp e foi uma benção! No computador eu gosto de deixar só as abas relacionadas a trabalho abertas enquanto estou produzindo. Isso quer dizer que nada de Facebook aberto, já reparou que ele fica mostrando as notificações na aba e o número vai subindo… Impossível não olhar.

Outra dica é separar alguns horários no seu dia para responder a todas mensagens, e-mails, sms etc.

 

Solidão, por que?

Trabalhar em casa pode parecer um pouco solitário, né?

Sempre que posso, marco reuniões e encontros fora. Tenho amigos que também trabalham em home office e a gente marca aquela escapadinha pra um café. Sair do ambiente fechado do trabalho pra ver o mundo faz um bem danado. A gente tem ideias, troca figurinhas e volta com mais foco e pique!!!

 

Ah, e se ficou querendo saber mais sobre o método DRD, aqui está o link.

 

 

Posts relacionados