Manter a empolgação e a motivação pode parecer difícil, ainda mais se você trabalha sozinha como profissional autônoma ou empreendedora. Tudo na sua empresa depende exclusivamente ou boa parte de você! E como fazer pra não pirar com tanto trabalho?

Se você tem mente e atitude positivas já tem grande vantagem. Acredito que 50% depende de seu mindset (tem um post sobre bem legal sobre mindset aqui)  e outros 50% da sua performance. Preste atenção naquela vozinha interior que fala com você. Ela pode estar dizendo que não vai dar certo… ou que é demais pra você. Essa vozinha danada sabotadora não pode atrapalhar. Você é quem manda! 

A mentalidade que impulsiona

Sua mentalidade deve trabalhar a seu favor, portanto não entre no ciclo vicioso de achar que rala demais e que o trabalho é muito duro. Pensando assim, você só ficará com pena de si e desmotivada. Pense nele como uma parte do processo evolutivo pessoal e profissional. Cada tijolinho no final vai fazer parte de uma bela casa. O seu mindset funciona a favor ou contra, você decide.

 

O porquê das tarefas

Tenha sempre em mente o porquê de você estar realizando o trabalho. Nós precisamos ter motivos para realizar coisas, nos sentirmos úteis. O motivo de estar fazendo uma pequena tarefa tem um sentido mais amplo do que a própria tarefa em si. Expanda sua visão para enxergar o todo.

Eu hoje estou escrevendo esse post não só porque as pessoas querem ler, essa seria a resposta mais óbvia. A grande razão, é porque eu desejo ajudar as pessoas e me tornar uma profissional cada vez melhor.

 

Feedback das pessoas

Saber como nosso trabalho é recebido pelos outros pode ser muito esclarecedor e também uma oportunidade para aprender e melhorar. Se o feedback é positivo automaticamente nós ficamos animados e motivados a fazer mais. Agora, se o feedback for negativo, é preciso ter maturidade para não receber como uma ofensa. Pelo contrário, é uma chance de entender melhor o processo e aprimorar. Hoje em dia todo mundo fala de tudo nas redes sociais e se alguém falasse mal do seu trabalho no Facebook pra todo mundo? Seria muito pior do que se falasse a opinião dela diretamente para você. Concorda?

 

Agrupando tarefas similares

Se tiver um trabalho que demande muito, uma boa forma de organizá-lo é dividindo em partes menores. A visão do projeto como um todo fica mais organizada e você pode estabelecer melhor metas e prazos.

Se você realiza tarefas muito variadas, pode ser que se sinta como um polvo. A gente não consegue fazer tudo ao mesmo tempo agora, não é? Uma alternativa legal é agrupar as tarefas iguais ou similares. Além de não perder tempo reorganizando as ideias, ainda aproveita que está com a mão na massa ganhando de tempo. Eu por exemplo, gosto de escrever os meus  posts do blog  na segunda de manhã e de tarde. Ou na segunda a tarde e terça de manhã.

 

Hora para pausas e para terminar o dia de trabalho

Não importa se você não conseguiu terminar tudo que tinha pra fazer. Para sua sanidade mental é preciso impor limites de tempo de trabalho. Houve um tempo em que eu trabalhava horas e horas sem parar, eu ainda morava com minha mãe. Ela me chamava para as refeições e eu não ia. O dia virava noite e aquela sensação de o tempo voa me consumia.
Hoje eu crio alertas para mim mesma. Por exemplo, sempre coloco um despertador para a hora do almoço, assim páro obrigatoriamente para almoçar e espairecer um pouco.

 

Cuide do seu corpo

Durma o tempo que for necessário para sentir disposição no dia seguinte.  Alongue seu corpo, principalmente se você trabalha no computador, sua coluna vai agradecer. Levante e ande um pouco, ficar sentado por horas é cansativo e não é bom para o corpo.

 

Faça coisas que tem vontade e te deixam feliz

Quando falamos em motivação para o trabalho a tendência é só pensar em trabalho. O problema é que só trabalho, por mais que você faça o que ama, não vai te deixar feliz e motivado o tempo todo. Você precisa virar a chave de vez em quando, desligar e parar de pensar nos projetos para fazer coisas que te deixam feliz. Mas sem culpa, é claro que não vai fazer isso com um prazo de entrega apertado. Tire um dia, e vá visitar aquela amiga que você tanto gosta e nunca tem tempo ou vá ao cinema assistir aquele filme que você quer tanto ver. Faça uma viagem com a família. A vida é curta embora os dias pareçam longos às vezes.

 

Tenha orgulho do que faz

A cada tarefa bem executada e trabalho entregue, diga para si: bom trabalho, você mandou bem! Não tenha vergonha de sentir orgulho por um trabalho bem feito. Se for viável comemore! Saia para um jantarzinho, abra aquela garrafa de vinho e aproveite! Você vai querer ter sempre motivos para comemorar e vai trabalhar para isso!

Gostou das dicas do post? Compartilha com os amigos.
Até a próxima!

 

 

Posts relacionados