Sobre o livro, O milagre da manhã

 

Todo mundo em algum momento da vida passa por uma fase ruim. Quem nunca? O escritor Hal Elrod já viveu muita coisa, quase morreu e foi à falência. Depois de se recuperar, desenvolveu um método de empoderamento e produtividade que descreve no livro “O milagre da manhã”. A história pessoal do Hal serve para mostrar que nem sempre o fundo do poço é o fim da linha.

 

Eu já tinha visto pessoas publicando fotos desse livro em redes sociais, mas não sabia exatamente do que se tratava. Um dia a coach Paula Abreu recomendou O milagre da manhã em um vídeo e então, sabendo mais sobre o conteúdo eu me interessei. Sim, eu assumo que sou daquelas que amam técnicas para desenvolvimento pessoal, porque sinto que algumas vezes preciso de algo pra me impulsionar…

Voltando ao livro, Hal chegou à conclusão que, para ter um dia de alto rendimento é preciso começar de uma forma específica logo pela manhã. São algumas práticas que te estimulam a ir além. O nome do método é life SAVERS, são 6 práticas que devem ser feitas todas as manhãs. Ele recomenda que o leitor coloque o despertador para uma hora mais cedo que de costume e ao acordar pratique as 6 técnicas, reservando 10 minutos para cada. As técnicas são essas:

 

S- silence (prática do silêncio)

No período do silêncio, pode ser feito alguma meditação ou relaxamento.
Eu gosto de simplesmente sentar, deixar virem os pensamentos e aguardar eles irem se dissipando aos poucos…

 

A- affirmations (afirmações)

Afirmações são frases de positivismo e empoderamento. Ele indica algumas frases afirmativas para que sejam faladas em voz alta. Isso mesmo, em voz alta algo como: Eu sou merecedor(a) de todo sucesso que desejo!!!

 

V- visualization (visualização)

Momento de visualizar. Fechando os olhos e imaginando tudo o que deseja. Pode pensar em coisas que quer conquistar ou situações nas quais não se sente totalmente seguro(a). Como por exemplo, aquela apresentação que vai fazer no trabalho. Imagine que tudo correu da melhor maneira e que seu cliente ficou realmente impressionado com seu trabalho.

 

E- exercise (exercícios físicos)

Vale qualquer tipo de exercício, alongamento, ioga, corrida etc. Se for à academia, deixe esse por último, faça os outros em sequência e depois vá malhar. Na minha rotina tem alongamentos sempre, por mais sedentária que eu esteja em qualquer período, minha coluna precisa muito alongar.

 

R- reading (leitura)

É recomendado que nessa fase seja feita uma leitura rápida, de alguma livro que já esteja lendo ou algum texto curto. Aqui vou confessar que não consegui ler nada nessa rotina matinal, prefiro ler à noite antes de dormir, porque de manhã não consigo me concentrar muito em leitura.

 

S- scribing (escrita)

Escrita, essa hora deve escrever em um diário ou caderno coisas como agradecimentos por tudo o que já conquistou e que ainda vai conquistar. Escreva também sobre tudo o que fez e que sentiu orgulho. Vale também escrever o que pretende fazer e alcançar naquele dia. Funciona como dizer pra si mesmo: eu já consegui tanta coisa! E vou conseguir mais isso, isso e aquilo… Eu gosto de escrever em tópicos uma listinha de gratidão, coisas simples pelas quais sou grata.

 

Eu já fazia algumas técnicas matinais, mas não todas essas juntas, testei por um tempo e achei bem legal. Não é sempre que eu consigo, mas quando faço minha rotina da manhã, percebo uma melhora na minha disposição e performance ao longo do dia. Já ouviu dizer que o jeito que começamos a manhã vai afetar todo o resto do dia? Pra mim faz bastante sentido. Acho super válido tentar as práticas do Hal, não precisa ser todas as 6 técnicas sempre, porque depende do tempo de cada um, eu acho que umas três já fazem a diferença.

 

Ficou com vontade de saber um pouco mais? Existe uma comunidade online do Milagre da manhã, dá uma olhada no link da comunidade do Miracle morning Brazil.