O invisível aos olhos que permeia tudo e todos

 

Na busca por sucesso e prosperidade nos negócios e no empreendedorismo, as pessoas encontram-se imersas em estratégias, análises de mercado e planejamentos, deixando de lado um componente fundamental: a espiritualidade.

Em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia e pela competitividade, a integração da espiritualidade nos oferece uma perspectiva mais profunda e significativa para quem deseja ir além do lucro e criar um impacto positivo duradouro.

Estamos transbordando de informação com pouco tempo e entramos modo automático, buscando realizar coisas e obter sucesso.

Agir de modo automatizado nunca é bom. Hoje temos a inteligência artificial para isso, entrentanto, parece que as pessoas buscam provar que podem ir além o tempo todo.

E se ao invés de ir além, você escolhesse ir mais fundo?
Se aprofundar na sua essência como ser físico e espiritual?

Te convido a dar esse mergulho junto comigo, vamos?

 

Espiritualidade não é religião

A espiritualidade é uma jornada interior que transcende as fronteiras das religiões. É a busca por significado, conexão e propósito além do mundo material.

Na essência, envolve uma profunda consciência de si mesmo e do universo. É a busca por harmonia e equilíbrio interior, e conexão com algo maior do que nós mesmos, seja Deus, o cosmos, a natureza, a energia universal ou qualquer outro nome que você escolha dar.

Não é possível se aprofundar na espiritualidade sem ao mesmo tempo mergulharmos em nós mesmos. Afinal, um ser espiritual possui características que nem sempre são percebidas no plano material. Através do autoconhecimento é possível iniciar uma pesquisa de resgate a nós mesmos e ao que temos de mais valioso: a nossa humanidade.

Ser humano é ser complexo, falível e vulnerável. Conhecer nossas forças e fraquezas nos permite aprender e evoluir como seres físicos e espirituais.

 

Lucro e competitividade x Conexão e valores humanos e espirituais

Tradicionalmente, a sociedade era extremamente materialista e os negócios eram voltados apenas para o lucro e a competição. Felizmente, uma mudança significativa tem ocorrido, impulsionada pela compreensão crescente de que tudo está intimamente conectado. Todos os seres possuem uma interrelação.

É aquela famosa frase: Todos somos um.
A explicação é que estamos todos tão conectados ao ponto de que tudo o que afeta os outros, nos afeta também mesmo que de forma sutil.

Trazer a espiritualidade para os negócios se baseia na ideia de que os valores humanos e espirituais têm um papel vital no trabalho, indo além da simples busca por lucro. Compreendendo que não vale sacrificar nenhum valor ético e moral em troca de dinheiro.

A espiritualidade nos convida a adotar uma mentalidade de abundância em vez de escassez. Não olhar o mercado como uma arena de competição implacável, e sim reconhecer a vasta quantidade de recursos, oportunidades e potenciais de crescimento ao nosso redor.

Essa mentalidade nos capacita a buscar colaboração em vez de competição, reconhecendo que o sucesso de um não precisa vir às custas do outro.

É também entender que recebemos exatamente aquilo que oferecemos, portanto, não há espaço para egoísmo e ganância. Tudo o que pensamos, vibramos e agimos, volta para nós (afinal, todos estamos conectados).

Se alguém trata mal as pessoas no trabalho e na vida pessoal, não pode esperar que seja bem tratada(o) de volta. Ela receberá o mesmo que ofereceu aos outros, mas não por vingança e sim por vibração magnética. Vibrações similares se atraem naturalmente.

Todas as pessoas são nossos semelhantes, que em muitos casos ainda não despertaram e por isso agem apenas com foco no plano material. Parte do nosso desafio é enxergá-las como nossos iguais entendendo que cada um tem o seu tempo de aprendizado e de evolução.

De que adianta ser bem sucedida(o) profissionalmente e financeiramente, mas sentir que não está em harmonia com o trabalho que faz? E se o trabalho fere seus valores e crenças individuais?

Trazendo a espiritualidade para a vida

A primeira premissa é perceber que somos uma tríade: corpo, mente e espírito.

Cada uma das partes precisa estar sendo observada e cuidada para que você esteja em sintonia com quem você é de verdade e possa viver de forma mais leve e verdadeira.

Quando você está bem, melhora a performance seja no trabalho ou na vida pessoal.
Boa alimentação, horas suficientes de sono, exercício físico e lazer são formas de cuidar do corpo e da mente.
A meditação e a prática da gratidão são formas de cultivar a conexão espiritual.

Quando estamos em harmonia e conectados com nosso lado espiritual, é comum que nossa intuição fique mais acentuada, porque passamos do estado da razão somada à ação para um estado de maior receptividade.

Quando nos abrimos para receber, boas ideias, inspirações e intuições começam a surgir, entretanto se não nos aquietamos, é impossível ouvir a sutileza das informações da nossa conexão espiritual.

Uma ideia que vem por inspiração funciona como uma recarga de energia, nos traz leveza e felicidade.
Uma ação baseada em uma ideia inspirada, costuma ser muito mais fluida e produtiva. Parece que as coisas vão se encaixando.
Entretanto, quando agimos de forma mecânica, as coisas costumam ser muitos mais difíceis e emperradas.

É bem provável que você já tenha feito muito esforço para alguma coisa e o resultado não foi satisfatório.
Uma ação esforçada muitas vezes é despedício de energia, enquanto que uma ação simples e inspirada é leve e tem um grande potencial realizador.

 

Trazendo a espiritualidade para os negócios

Trazer a espiritualidade para o trabalho significa respeitar e incorporar valores éticos e morais.

A espiritualidade nos convida a reconectar com esses valores, lembrando-nos da importância da integridade, compaixão, respeito e responsabilidade em todas as nossas interações comerciais. Ao incorporar tais valores em nossas práticas empresariais, podemos construir relacionamentos mais autênticos com clientes, colaboradores e comunidades.

Na tomada de decisões profissionais como: aceitar um novo emprego, fazer transição de carreira ou criar um negócio próprio, é fundamental perceber se está em harmonia com os seus valores.
Além disso, a descoberta do seu propósito é fundamental para que a sua energia flua e se expanda. O propósito te motiva a seguir em frente, não importa os desafios.

Um olhar espirtualizado trabalha o desapego do resultado e também excesso de autocobrança e da ansiedade, porque você entende que está sempre na hora e no lugar certos.

Sua consciência evolui e você entende que nem todo mundo irá te compreender e te apreciar, afinal nem todos estão na mesma vibração que você, mas isso não irá te atrapalhar. Com o passar do tempo você começará a atrair mais pessoas que estão na mesma sintonia que a sua e aquelas que estão em desarmonia irão se afastando naturalmente. Enquanto as vibrações iguais se atraem, as vibrações opostas tendem a se repelir.

Você faz o seu melhor com os recursos que tem hoje e amanhã é outro capítulo da história que ainda irá se desenrolar.

Só o fato de você ter parado e lido este texto tão inusitado, já mostra o quanto você está comprometida(o) com sua jornada de busca e evolução.

 

Se este texto fez sentido pra você, mande para alguém que também irá ser uma contribuição. Vamos trazer mais espiritualidade para nossas vidas e negócios.