O Faça Você Mesmo ou Do it Yoursef (DIY)  surgiu  como uma forma de protesto ao consumismo. Em tempos de aumento de produção e consumo se contrapondo a escassez de recursos, é uma ideia muito bem vista. Outra coisa  que facilitou a disseminação dessa ideia foi a democratização da informação, pois as pessoas têm muito mais acesso a qualquer tipo de dica, tutorial, vídeo, texto, enfim muitas formas de descobrirem como fazer algo.

O DIY é visto como uma tendência cool, rebelde e que foge aos padrões. Enquanto a grande massa está comprando e consumindo, os descolados estão fazendo eles mesmos muitas coisas.

Até eu tentei entrar um pouco nessa onda. Outro dia cismei que queria uns quadros pra minha casa e ao invés de comprar, eu desenhei e mandei imprimir na gráfica. Ah as molduras, eu tive que comprar, então no meu caso seria um Faça Quase Você Mesma! rs
O que eu queria é que tivesse minha personalidade ali de alguma forma…

E fazer você mesmo, pode ser uma alternativa para economizar que está ao alcance de todos. Muitos empreendedores hoje que estão começando, têm várias frentes para atuar e recursos escassos. Acabam precisando optar por quais áreas poderão investir e quais terão que fazer eles mesmos.

E como ficam os especialistas nessa onda das pessoas fazerem as coisas elas mesmas? Esses profissionais perdem espaço?

Pessoalmente eu creio que não.

Tanto que eu mesma dentro da minha área de atuação estou contribuindo com geração de informação. Criei o meu canal, o Par de ideias design no Youtube onde dou dicas de design e branding com alguns tutoriais.

Também criei alguns ebooks com dicas pra empreendedores. E isso não significa que eu tenha perdido clientes, pelo contrário, é uma ótima forma das pessoas conhecerem meu trabalho. Inclusive tiro dúvidas e dou dicas pra qualquer pessoa que me envie uma mensagem.

As pessoas têm se mostrado cada vez mais curiosas. Aquele visitante que leu seu artigo ou viu seu tutorial e gostou certamente vai voltar para ver mais coisas. Ele pode se tornar um dia seu cliente, porque conhece você, seu trabalho, gosta e confia.

O meu objetivo é estimular as pessoas a fazerem algumas coisas elas mesmas. Afinal, tem tantos sites e programas pra ajudar na criação de artes, que uma pessoa que goste e estude um pouco consegue fazer alguma coisa bem legal sim!

Eu sinceramente acredito que compartilhar informação e ajudar aos outros só nos torna melhores pessoas e profissionais.

Ah, se quiser me perguntar alguma coisa é só mandar um email para contato@pardeideias.com.

Até a próxima!